As principais cartas.
Bem, como toda a expansão, a XY base set tem suas pérolas, e eu separei aqui o que eu acredito serem as 5 principais cartas do novo set:Menção honrosa: Trevenant
Antes de começar a lista quero mencionar o Trevenant. Sua ability, Forest Curse diz "Enquanto este pokemon for seu pokemon ativo, seu oponente não pode jogar itens". Exatamente igual a ability da Gothitele (uma das cartas mais irritantes do formato) só que a diferença é que o Trevenant é um estágio 1, ao contrario de sua contrapartida feminina, que é um estagio 2. Essa "pequena" diferença faz com que o Trevenant seja muito mais fácil de ser posto em campo no T2, e atualmente, poucos deck conseguem funcionar sem itens durante o 2 turno, sendo uma maneira efetiva de quebrar as estratégias do seu oponente. Talvez o Trevenant não vá ser muito utilizado por enquanto, mas a habilidade de tirar os itens do oponente é forte demais para ser ignorada.
5 - Delphox
Delphox é o estágio 2 do básico inicial de fogo, o Fennekin. Esta raposa tem um potencial gigantesco devido a sua incrível ability, "Mystical Fire", que diz: Uma vez durante seu turno (antes de você atacar) você pode comprar até ter 6 cartas em sua mão. Sendo uma ótima tech em decks vulneráveis a N para um, como Blastoise e Rayboar. Ela também ajuda a aumentar a consistência do baralho, sendo um dos poucos Pokemons do nosso formato que garante esse tipo de versatilidade. Alem disso, Delphox também possuí um bom ataque, "Blaze Ball", que por 3 energias incolores bate 50 + 20 para cada energia de fogo ligada a ela. Esse ataque funciona muito bem em decks como o Rayboar, que possuem meios acessíveis de carrega-la rapidamente e nocautear Pokemons com fraqueza a fogo, como Virizion e Genesect Ex.
4 - Rainbow Energy
Rainbow Energy é uma energia especial clássica do Pokemon TCG que está fazendo de XY seu retorno triunfal. Ela funciona como uma energia normal, só que ao invés de fornecer só um tipo ela oferece todos, e ao liga-la a um de seus pokemon você tem de por um damage counter nele. Ela funciona de um jeito parecido com a da Prism Energy, só que sua vantagem é que pode ser usada em evoluções, o que abre um grande leque de variedades para possíveis decks de estágios 1 ou 2, reforçando o suporte que eles tanto carecem neste formato.
3 - Aromatisse
Aromatisse é um pokemon do tipo fada, e está nesta lista unicamente por sua ability "Fairy Transfer", que diz: Quantas vezes você quiser durante o seu turno (antes de atacar), você pode mover uma energia fada ligada a um dos seus Pokemons para outro. Esta é uma habilidade conhecida do Pokemon TCG, tendo sido printada em cartas como Hydreigon DRX e KlingKlang BLW, porem qual o diferencial da Aromatisse e porque ela é tão boa? Simples, o fato de ela ser um estágio um (diferente dos exemplos citados anteriormente) faz com que você não necessite usar Rare Candys no seu baralho, liberando espaço para techs e cartas de consistência que antes você não tinha acesso com os pesados estágios 2. O fato da Rainbow Energy estar de volta também ajuda a Aromatisse, sendo que tal energia pode ser movida, já que ela conta como qualquer tipo, aumentando o numero de variedade que pode ser acrescentada ao deck.
2 - Yvetal Ex
Yvetal Ex é um dos dois lendários da nova Região de Kalos, e que, na opinião de muitos, é um dos Pokemons mais fortes já impressos em uma carta. O ataque que estamos de olho aqui é o Evil Ball, que por uma energia incolor e uma energia dark bate 20 mais 20 para cada energia ligada aos dois Pokemons ativos. É insanamente bom. Por duas energias você já está batendo 60, isso sem contar as energias ligadas ao pokemon defensor. Se pensarmos um pouco mais, podemos aumentar o dano do ataque acrescentando o combo Hypnotoxic Laser + Virbank e a Dark Claw. Sem falar de todo o suporte que os Pokemons Dark já tem nesse formato, que incluem brinquedinhos como Dark Patch, Sableye, e outras coisas. Prepare-se para ver este cara muitas vezes nas mesas competitivas.
1 - Muscle Band
Muscle Band é um item tool muito simples. Ela simplesmente adiciona +20 de dano para todos os ataques do Pokemon a qual ela estiver ligada. Um conceito simples, mas chega a ser difícil de expressar o quão forte +20 de dano podem ser, principalmente em decks como o Plasma. Agora com o Muscle Band, Lugia Ex pode bater até 180, nocauteando todos os Ex relevantes do formato, conseguindo em só um ataque 3 prêmios. A lista de cartas que se benefeciam deste cards vai longe, e alguns exemplos são Thundurus Ex, Landorous Ex, Mewtwo Ex, Tornadus Ex, Cobalion Ex etc...
Agora que já sabemos quais são os grandes jogadores do set, vamos ver que novos decks surgem com eles e quais são os decks beneficiados por estes e alguns outros cards.
Novos decks
Aromatisse Box - Aromatisse Box é um deck bem parecido com o do KlingKlang que ganhou o nacional norte americano do ano de 2012. A estratégia era usar a habilidade do KlingKlang que permitia manipular as energias de metal em seu campo, usando energias de prisma e energias arco-iris para ter uma grande variedade de atacantes, e conseguir counterar as principais fraquezas do metagame. O deck ainda abusava de cartas como Max Potion, que remove todos os marcadores de dano do Pokemon, porem remove todas as energias ligadas a ele, mas, já que podíamos mover energias, podíamos tira-las do pokemon danificado, remover os danos com o item, e depois rearranja-lás do jeito que bem entendermos. O deck do Aromatisse funciona exatamente assim, só que mais eficiente, já que não temos mais que usar Rare candy, economizando espaço no baralho. Agora que já vimos a estratégia principal, vou apresentar uma lista esqueleto:
Pokémon – 11
2 Spritzee
2 Aromatisse
2 Xerneas 1 Yvetal Ex
1 Entei Ex
1 Girantina Ex
1 Thundurus Ex 1 Terrakion |
Trainers – 25
1 Shauna
4 Ultra Ball
2 Max Potion
1 Super Rod
1 Tool Scrapper
1 Dowsing Machine
2 Fairy Garden
|
Energy – 11
|
Como vocês podem ver é um deck muito versátil e realmente espaçoso para acomodar varias techs e atacantes alternativos, sendo com certeza um dos decks anti-meta mais eficiente que temos disponível.
Trevenant Lock - Trevenant Lock funciona exatamente igual ao deck GothLock, porem muito mais consistente e espaçoso, pois não precisamos usar Rare Candy. A estratégia é a seguinte:
Primeiro, conseguir o Trevenant para travar os itens do seu adversário. Essa é a primeira parte da estratégia, e uma das mais importantes, já que sem itens, o jogo do seu oponente vai se tornar extremamente lento. Depois, é necessário montar um Accelgor para utilizar seu ataque Deck and cover, que por uma DCE (Energia incolor dupla) bate 50 e deixa o pokemon defensor paralisado e envenenado. Ao fazer isso, o Accelgor tem de ser reembaralhado no deck, abrindo a oportunidade de você promover o Trevenant como ativo e travar os itens do seu adversário de novo. Com esse combo, o pokemon ativo do seu oponente estará imóvel, e seu oponente não terá a chance de usar itens como Switch ou Escape Rope para sair do lock. Para ajudar a manter esse lock rodando durante o jogo, vamos precisar também de 2 cartas auxiliares, o Mew Ex e a Float Stone. A Float Stone deverá ser ligada ao Trevenant, fazendo assim ele ter free retreat para que você possa recuar de graça e poder atacar todo o turno. O Mew Ex serve para copiar o ataque do Accelgor com sua ability "Versatile", fazendo com que você tenha que só voltar ele para o deck, tornado muito mais fácil fazer contínuos "Deck and cover" ja que o Mew Ex é um básico, ao invés do Accelgor, que é um estágio 1. Finalmente temos a última peça, o Dusknoir. Dusknoir serve para você trancar o pokemon defensor no lock, fazendo com que ele nunca seja nocauteado ao mandar os danos para o banco do seu oponente com a abilty "Sinister Hand" que permite você mover os danos no campo do seu oponente do jeito que você quiser. Ele é útil pois em algumas situações você nocautearia o pokemon ativo do seu oponente com o ataque do Accelgor, assim eles poderiam promover um novo e te atacar, quebrando o lock. Como vocês podem perceber é um deck com muito setup e chega a ser complicado de jogar em alguns momentos, mas quando você monta o seu campo, na maioria das vezes, a vitória é certa. Aqui está uma lista esqueleto:
Pokémon – 17
4 Phantump
3 Trevenant 3 Shelmet 2 Accelgor 2 Mew Ex 1 Duskull 1 Dusclops 1 Dusknoir |
Trainers – 32
4 Professor Juniper
4 N 4 Skyla 2 Colress 4 Float Stone
4 Ultra Ball
3 Level Ball 3 Pokemon Catcher
1 Super Rod
1 Tool Scrapper
1 Dowsing Machine
1 Tropical Beach
|
Energy – 4
4 DCE
|
Este deck é fantástico no metagame correto, porem sofre muito com o fato de ter uma autoloss contra o VirGen, pois já que o Virizion Ex impede de que qualquer pokemon com energia de grama ligada a ele sofra condições especiais, que incluem a paralisia e o veneno do ataque do Accelgor.
Agora que já vimos os novos conceitos (talvez não tão novos) da XY, vamos olhar para os decks já existentes e ver o que eles ganham.
O que os decks atuais ganham com as novas cartas
VirGen - Virizion/Genesect é um deck que surgiu na expansão Plasma Blast e desde lá vem se dando muito bem em regionais e city championships. A estratégia simples e consistente, aliada aos vários bônus que essa combinação traz (Red signal como um catcher certo, Verdant Wind como uma defesa definitiva contra condições especiais e G-BOOSTER como um dos melhore ACE-SPECS), faz deste um dos melhores decks do formato. E como se não bastasse tudo isso, o baralho agora tem uma nova ferramenta para aumento de dano na forma de Muscle Band. Essa tool que adiciona mais 20 de dano a todos os seus ataques faz com que a matemática do deck se torne perfeita em várias situações, e ocupando também menos espaço que outras formas de aumento de dano, como Hypnotoxic Laser e Deoxys. Um simples exemplo de como esse novo brinquedo pode tornar o deck muito mais letal é quando levamos em conta que temos que atacar pelo menos 2 vezes com o ataque do Virizion Ex para podermos carregar nossos atacantes. Os 50 de dano base do ataque são ótimos, mas agora com esta tool podemos matar básicos como Tepig, Sableye, Piplup, Mr.Mime e vários outros, que antigamente necessitavam de só um pouco mais de dano para irem para a vala. Aqui está uma lista esqueleto:
Pokémon – 7
3 Virizion Ex
3 Genesect Ex 1 Deoxys Ex |
Trainers – 31
4 Professor Juniper
4 N 4 Skyla 2 Colress 2 Shadow Triad
3 Ultra Ball
1 Team Plasma Ball 2 Muscle Band 2 Colress Machine 2 Switch 1 Escape Rope
1 Super Rod
1 Tool Scrapper
1 Professor's Letter
1 G-BOOSTER
|
Energy – 14
10 Grass
4 Plasma |
Um deck simples, consistente e que está mais forte do que nunca. Se você quer aumentar suas chances de ter um bom desempenho em qualquer campeonato é bom ter treinado bastante contra, pois vai ser um baralho bem comum de se ver por ai.
Blastoise - Outro baralho que desde seu lançamento vem fazendo sucesso. Blastoise sempre foi um deck extremamente forte, principalmente depois da mudança de regras, sem mais ataques no T1 contra seus pobres Squirtles, ou catcher contra seu Blastoises. Caso você ainda não saiba, a ability do Blastoise "Deluge" te deixa ligar quantas energias de água você quiser durante o seu turno, o que te habilita a carregar atacantes pesados e custosos demais para um deck sem este tipo de aceleração. Um destes atacante é o Black Kyurem Ex, que por 1 energia de elétrica, 2 de água e uma incolor bate 200 e você descarta 3 energias. Isso combinado com cartas como Superior Energy Retrieval te possibilitam bater 200 seguidos de 200 por alguns turnos consecutivos. Quando você monta o seu campo, suas chances de vitória (dependendo do que você estiver jogando contra) são extremamente altas. E como se tudo isso não bastasse, o deck recebeu mais uma grande adição em termos de força de ataque e agressividade, Professor's Letter. Esse item é bem simples mas extremamente poderoso, pois te deixa procurar até 2 energias do seu deck e por-las em sua mão. Isso te habilita a procurar aquela energia elétrica que falta para carregar o B. Kyurem Ex, e ainda te da de brinde uma extra! Não vou fazer cálculos ou algo do tipo, mas este item aumenta em muito as chances de um Secret Sword, ou até mesmo uma Black Ballista logo no T2, botando uma pressão insana em cima do seu adversário. Aqui vai uma lista esqueleto
Pokémon – 13
4 Squirtle
3 Blastoise 3 Black Kyurem EX 2 Keldeo Ex 1 Black Kyurem |
Trainers – 32
4 Professor Juniper
4 N 4 Skyla 1 Colress 4 Rare Candy 4 SER
3 Ultra Ball
1 Level Ball 1 Heavy Ball
1 Tool Scrapper
1 Professor's Letter
1 Dowsing Machine
3 Tropical Beach |
Energy – 11
8 Water
3 Lighting |
Mesmo com má matchups contra alguns decks bem famosos (VirGen e Darkrai/Garbodor) Blastoise ainda é um baralho que vale a pena jogar com, principalmente agora que temos Professor's Letter ao nosso lado.
Darkrai/Yvetal - Darkrai é um deck que nunca morre. E como poderia? Ele tem um suporte absurdo na forma de cartas como Dark Claw, Sableye, Hypnotoxic Laser, Dark patch entre outros, e como se isso não bastasse agora recebemos o poderoso Yvetal Ex. Não vou explicar novamente a razão de eu considerar este como um dos pokemons mais forte ja printados em uma carta, pois já falei sobre seu incrível potencial na introdução deste articulo, então vou focar mais nas 3 principais variações do deck Darkrai/Yvetal. Mas antes, vamos dar uma olhada em um esqueleto que pode servir de base para tais variações:
Pokémon – 7
3 Yvetal Ex
2 Darkrai Ex 1 Sableye 1 Yvetal |
Trainers – 33
4 Professor Juniper
4 N 3 Randon Receiver 2 Bicycle 4 Dark Patch 4 Hypnotoxic Laser 3 Ultra Ball 2 Energy Switch 2 Muscle Band 1 Tool Scrapper 1 Professor's Letter 1 Computer Search 2 Virbank City Gym |
Energy – 9
9 Darkness
|
Espaços extras - 11
Speed Darkrai/Yvetal - Essa versão é focada em consistência e turnos explosivos. Com ela você vai se ver muitas vezes atacando no T1 com um Evil Ball e metendo muita pressão no oponente. O fato de você não rodar coisas como Garbodor te permite espaço para rodar alguns luxos, como 4 cópias
de Pokemon Catcher, 4 cópias de Energy Switch, entre outros.
Darkrai/Garbodor - Darkrai/Garbodor é um deck muito poderoso que concerta vários problemas dos quais a versão sem ele sofre. A match contra Rayboar e Blastoise que antes eram uma autoloss ficam favoráveis, Mr.Mime não é mais um problema e seus Hypnotoxic Lasers funcionam normalmente contra VirGen. O que Yvetal Ex adiciona aqui é a opção de um atacante rápido e forte que muitas vezes pode limpar o jogo, ou segurar algum pokemon com muitas energias, como um Snorlax ou um Keldeo carregado.
Darkrai/Yvetal/Bouffalant - A sinergia entre Yvetal e Bouffalant é muito grande para ser ignorada. O fato de que as DCE podem aumentar o dano do Yvetal combinam perfeitamente com o pesado custo do ataque do Boi. O Bouffalant te da uma ótima resposta contra Rayboar e Blastoise, ja que você estará batendo alto e entregando somente um prize. A também situações no jogo onde você pode matar a maioria dos Ex's do meta em um hit, no combo de Gold Breaker + Muscle Band + Hypnotoxic Laser/Virbank. Na minha opinião, essa é atualmente a melhor varição das 3 opções.
Não importa qual das 3 ou mais variações do deck você escolher, Darkrai sempre será uma boa opção.
Plasma Yeti - Plasma Yeti é um deck que surgiu no meio do último formato (ND-LT) e foi considerado por muitos como a versão definitiva do baralho da equipe plasma. A combinação de Snorlax e Lugia é extremamente forte, e os dois tem uma sinergia que demorou para ser notada. Snorlax cuida muito bem de atacantes Ex, matando todos em um hit nas condições certas, enquanto Lugia cuida dos pokemons não Ex para pegar 2 prêmios com sua ability Overflow, que te deixa pegar um prêmio a mais para cada pokemon nocauteado pela Lugia, em muitos casos, pegar 3 prêmios contra pokemons Ex danificados. E para finalizar você ainda tem o catcher certeiro do Genesect, que te garante o melhor alvo possível para o nocaute. Mas o que o deck ganhou com XY? Muscle Band. Uma simples tool que transforma a Lugia de um card espetacular para um card obesamente espetacular. Com a combinação de Lugia Ex + Muscle Band + 3 Deoxys você está batendo 170! O que é suficiente para matar a maioria do Ex do formato, pegando assim 3 prêmio. Só a noção de que você pegar todas as suas 6 prêmios em apenas 2 ataques é absurda, e isso que faz este deck ser tão forte neste novo formato. Aqui está uma lista esqueleto.
Espaços livres - 3
Speed Darkrai/Yvetal - Essa versão é focada em consistência e turnos explosivos. Com ela você vai se ver muitas vezes atacando no T1 com um Evil Ball e metendo muita pressão no oponente. O fato de você não rodar coisas como Garbodor te permite espaço para rodar alguns luxos, como 4 cópias
de Pokemon Catcher, 4 cópias de Energy Switch, entre outros.
Darkrai/Garbodor - Darkrai/Garbodor é um deck muito poderoso que concerta vários problemas dos quais a versão sem ele sofre. A match contra Rayboar e Blastoise que antes eram uma autoloss ficam favoráveis, Mr.Mime não é mais um problema e seus Hypnotoxic Lasers funcionam normalmente contra VirGen. O que Yvetal Ex adiciona aqui é a opção de um atacante rápido e forte que muitas vezes pode limpar o jogo, ou segurar algum pokemon com muitas energias, como um Snorlax ou um Keldeo carregado.
Darkrai/Yvetal/Bouffalant - A sinergia entre Yvetal e Bouffalant é muito grande para ser ignorada. O fato de que as DCE podem aumentar o dano do Yvetal combinam perfeitamente com o pesado custo do ataque do Boi. O Bouffalant te da uma ótima resposta contra Rayboar e Blastoise, ja que você estará batendo alto e entregando somente um prize. A também situações no jogo onde você pode matar a maioria dos Ex's do meta em um hit, no combo de Gold Breaker + Muscle Band + Hypnotoxic Laser/Virbank. Na minha opinião, essa é atualmente a melhor varição das 3 opções.
Não importa qual das 3 ou mais variações do deck você escolher, Darkrai sempre será uma boa opção.
Plasma Yeti - Plasma Yeti é um deck que surgiu no meio do último formato (ND-LT) e foi considerado por muitos como a versão definitiva do baralho da equipe plasma. A combinação de Snorlax e Lugia é extremamente forte, e os dois tem uma sinergia que demorou para ser notada. Snorlax cuida muito bem de atacantes Ex, matando todos em um hit nas condições certas, enquanto Lugia cuida dos pokemons não Ex para pegar 2 prêmios com sua ability Overflow, que te deixa pegar um prêmio a mais para cada pokemon nocauteado pela Lugia, em muitos casos, pegar 3 prêmios contra pokemons Ex danificados. E para finalizar você ainda tem o catcher certeiro do Genesect, que te garante o melhor alvo possível para o nocaute. Mas o que o deck ganhou com XY? Muscle Band. Uma simples tool que transforma a Lugia de um card espetacular para um card obesamente espetacular. Com a combinação de Lugia Ex + Muscle Band + 3 Deoxys você está batendo 170! O que é suficiente para matar a maioria do Ex do formato, pegando assim 3 prêmio. Só a noção de que você pegar todas as suas 6 prêmios em apenas 2 ataques é absurda, e isso que faz este deck ser tão forte neste novo formato. Aqui está uma lista esqueleto.
Pokémon – 10
3 Thundurus Ex
3 Deoxys Ex
2 Lugia Ex
1 Snorlax
1 Genesect
|
Trainers – 34
4 Professor Juniper
3 N
3 Skyla
2 Colress
2 Shadow Triad
1 Shauna
4 Colress Machine
2 Ultra Ball
2 Team Plasma Ball
2 Muscle Band
2 Tool Scrapper
2 Switch
1 Escape Rope
1 Max Potion
1 Scramble Switch
2 Frozen City
|
Energy – 134 Prism Energy4 Plasma Energy4 DCE1 Lightning Energy
|
Estudos comprovam que pegar 3 prêmios no primeiro ou no segundo turno com só um ataque é a melhor sensação do mundo em aspectos de Pokemon TCG.
Rayboar - Vou ser sincero com vocês e admitir que deixei o melhor para o final. Bem, Rayboar é um deck que viveu na sombra de Blastoise desde o inicio de sua existência. O baralho só começou a receber a devida atenção com o aumento no número de pessoas jogando VirGen, a melhor matchup para o deck graças ao Reshiram, um atacante não Ex que mata ambos Virizion e Genesect em um hit. O baralho do Rayquaza/Emboar funciona de forma similar ao de Blastoise, só que ao invés de ligar energias ao Black Kyurem você liga no Rayquaza e ao invés de bater 200 você bate 180. Mas e ai, quais são as grandes novidades? Bom, obviamente o deck recebe Professor's Letter, que pelos mesmos motivos já citados na seção do Blastoise é absurdamente bom aqui também. Porem, também recebemos a Delphox, que da uma consistência muito forte para o baralho, fazendo com que possamos comprar até ter 6 cartas na mão. Isso nos permite ter total controle da partida, e acabando com qualquer N para 1.
E os benefícios não param por ai! O ataque Blaze Ball também pode ser utilizado em todo o seu potencial aqui, já que estamos usando um acelerador de fogo altamente eficiente, o Emboar. Vamos ver uma lista esqueleto:
Pokémon – 13
3 Tepig
3 Emboar 3 Rayquaza Ex 1 Rayquaza 1 Reshiram 1 Fennekin 1 Delphox |
Trainers – 34
4 Professor Juniper
4 N 4 Skyla 1 Colress 4 Rare Candy 4 SER 3 Ultra Ball 2 Level Ball 1 Switch 1 Escape Rope 1 Professor's Letter 1 Tool Scrapper 1 Dowsing Machine 3 Tropical Beach |
Energy – 118 Fire3 Lightning Energy
|
Realmente este é um dos decks mais promissores do novo formato, e mesmo que as listas ainda não estejam 100% aperfeiçoadas, tenha certeza que a raposa e o porco vão levar alguns campeonatos na bagagem.
Ótimo post! Obrigado pelas combinações e apanhado geral do que tem de bom no XY. Vai sair um das outras expansões também? Flashfire tem ótimas surpresas também.
ResponderExcluirDas citadas (sem dúvida a lista foi justa, e concordo sobre o Yvetal Ex, carta estupidamente forte), gostaria de lembrar do Gourgeist. Ótimo Pkm pra troca de prêmios (principalmente ex) e morte lenta no banco. Com Dusknoir no banco coordenando o dano do oponente a parada fica séria.
Sobre a Muscle Band, realmente, é algo que veio pra ficar. Talvez a maior diferença entre elas e outros pluses é o fato dela ser universal (não sei se em outras expansões existe uma equivalente, anyway).
Estou reaprendendo a jogar, e achei o blog de vocês muito bom, de boa linguagem e com estratégias maduras.
Seguindo!
[]'s