sábado, 19 de julho de 2014

O Império Contra Ataca (Novamente) - O Retorno De Empoleon Com FlashFire

Empoleão Bonaparte
Olá pessoas, após um bom tempo sem nenhuma postagem fico feliz em voltar a ativa, principalmente pelo fato de poder discutir o meu deck favorito desta era do Pokemon que é o Empoleon/Dusknoir, mais conhecido como Empire.
A estratégia do deck é bem simples. A ideia aqui é montar múltiplos Empoleons usando sua ability "Diving Draw" que te deixa descartar uma carta da sua mão para comprar duas. A partir dai o objetivo é encher a mesa do seu oponente com dano usando o ataque "Attack Comand" que por só uma energia de água bate 10 vezes o número de Pókemons que ambos jogadores tem em campo. O Dusknoir é usado para fechar a estratégia abusando da ability "Sinister Hand" que te habilita mexer os contadores de dano no campo do seu adversário da maneira como você quiser. Resumindo, é um baralho muito consistente e poderoso.


Este deck teve muito sucesso após a mudança das regras no jogo, relacionadas à não poder atacar no primeiro turno, a errata do Pokemon Catcher fazendo-o depender de coin flip entre outros. Eu mesmo consegui meu primeiro resultado positivo em um torneio premier com o deck nessa época, tendo chego a um 4º Lugar no regional de Curitiba (ND-PLB), e mais tarde em um 2º Lugar no regional de Joinvile (ND-XY). Infelizmente o deck ficou muito mais fraco com a chegada da coleção XY, pois esta coleção virou o metagame de cabeça para baixo, dando mais espaço para baralhos como Speed Lugia, Aromatisse e Yvetal/Garbodor, todos decks que trazem problemas para Empoleon/Dusknoir. 
Felizmente, com o lançamento da expansão FlashFire o nosso Pinguim ganhou alguns novos truques e vantagens, que envolvem dois grandes fatores, estes são:

Miltank -
Esta inocente vaca é uma das cartas que trouxe vida nova ao Empire. Seu ataque "Powerful Friends" bate 10 mais 70 de dano se você tiver um Pókemon estágio 2 no seu banco. Obviamente este requerimento é fácil de ser preenchido, já que toda nossa estratégia roda em torno de 2 Pókemon estágios 2, e graças a isto, podemos ultizar a Miltank a seu máximo potencial. Ela nos permite começar a botar pressão no campo do oponente a partir do 2º turno, e também nos ajuda a conservar os Empoleon, sendo a peça que faltava para tornar este deck tão potente quanto é.

Pókemons de fogo e o seu suporte -
O tema desta coleção foram os novos Pókemos de fogo, e obviamente isso é um bom sinal para o Empoleon, pois já que como ele é um Pókemon de água podemos abusar da fraqueza dos inimigos vermelhos. Principalmente contra Pyroar, que é a carta mais utilizada e popular desta coleção. Sua ability "Intimidating Mane" impede que ele leve qualquer dano de Pókemons básicos. Este efeito desliga completamente vários grandes decks do formato atual, principalmente decks Team Plasma. Mas não o Empire. Nós não temos nenhum problema contra este card, logo tendo uma vantagem natural contra qualquer deck que utilize este leão.


Agora que já analisamos os fatores que tornaram este deck mais eficiente no metagame atual, vamos analisar sua lista.



Pokémon – 19
4 Piplup
2 Prinplup 
4 Empoleon 

2 Duskull 
2 Dusknoir

3 Miltank

1 Exeggcute

1 Jirachi Ex
Trainers – 34
4 N
4 Skyla
2 Colress
1 Sycamore
1 Lysandre
1 Pokemon Fan Club

4 Rare Candy
4 Ultra Ball
3 Level Ball
2 Super Rod
1 Switch
1 Escape Rope
1 Muscle Band
1 Silver Bangle
1 Startling Megaphone
1 Dowsing Machine

2 Tropical Beach
Energy – 77 Water

Esta é a lista que cheguei após testar o deck bastante e devo dizer que me sinto bem confortável com ela. É consistente e rápida o suficiente, e tem espaço para mudanças a partir do gosto pessoal. Agora vamos a explicação das cartas mais peculiares e a alguns detalhes mais técnicos sobre o deck

Os cards 


Radiant Collection Piplup

Brilhante e útil.
Antes de chegar as principais cartas do deck devemos analisar as bases dele. Escolher os básicos certos muitas vezes não faz nenhuma diferença, mas nesse caso faz. Este Piplup é de longe o melhor pois seu ataque "Charm", que reduz em 20 todos os danos vindos de ataques causados a ele no turno seguinte, pode salva-lo de diversas situações comuns no jogo, entre elas:
Virizion + Muscle Band - Virizion com uma Muscle Band pode bater 70 usando Emerald Slash. Matar o seu Piplup e acelerar energia é devastador para nós, então se pudermos ao menos salvar nosso pequeno pinguim ja saímos no lucro.
Black Kyurem Ex - Black Kyurem Ex pode matar Piplups com seu ataque "Slash" que bate 60 por três energias incolores. Se usarmos o "Charm" nosso Piplup podera sobreviver, obrigando o oponente a utilizar o segundo ataque "Black Ballista" que por 4 energias bate 200 e descarta três ligadas a ele, o obrigando a gastar mais recursos para matar um simples básico. Há várias outras situações onde este Piplup pode ser útil, mas espero que essas duas já possam sintetizar o porque deste ser a melhor opção de básico.

Empoleon

Antes de avançar mais na explicação do deck temos de olhar na carta principal do baralho. Empoleon é um Pokemon estágio 2 com um bom HP de 140. Este é um excelente numero pois exige uma boa quantidade de recursos para ser derrubado, que vão desde um Keldeo Ex com 5 enegias, até um Rayquaza Ex sendo obrigado a descartar três energias com o "Dragon Burst" para nocauteá-lo. Também temos um ótimo ataque na forma de "Attack Command", que bate 10x o número de Pókemons em campo (Seus e do oponente). A principal vantagem deste ataque é o seu custo, de apenas uma energia, nos possibilitando a utilizar poucas energias no deck e abrir espaço para outras cartas importantes. Porem, o melhor aspecto do Empoleon é a sua ability "Diving Draw". Ela te permite descartar uma carta de sua mão e comprar duas do seu deck. Apesar de simples, este detalhe torna o deck muito mais fluído, e a medida que você põem mais Empoleon em cambo mais cartas podem ser compradas, deixando tudo muito mais consistente. Neste formato, ter uma opção de compra de cards que não depende de Supporters é a melhor coisa que você pode querer. Há também outros detalhes sobre este card que precisam ser analisado, como fraqueza e custo de recuar. A fraqueza não é a pior do mundo, mas também não é muito boa, já que um dos principais Pókemons do formato, o Thundurus Ex, pega nossos pinguins de jeito, sendo essa a principal razão de nosso deck sofrer problemas contra baralhos plasma (Plasma Lugia, TDK etc...). Já o custo de recuar não é muito bom, sendo necessários 2 energias para mexe-lo do ativo para o banco, algo que sera pouco usado já que rodamos poucas energias aqui.


Dusknoir 

Outra carta essencial ao deck, o Dusknoir é um Pókemon estágio 2 que te permite mexer os danos na mesa do seu oponente a partir da sua ability "Sinister Hand". Essa ability nos deixa conservar o dano excessivo de nossos ataques e também serve para eliminar certos alvos que estariam seguros no banco caso o contrário, como por exemplo Raichu, Emboar e até mesmo outros Dusknoirs.
Nós só rodamos uma linha de 2-2 pois não precisamos consegui-lo tão cedo, pois ele normalmente só se faz necessário a partir do T3~T4. Uma coisa a ter cuidado é ter certeza que o dano na mesa do oponente esteja exatamente no lugar que você queira, pois a qualquer momento eles podem acertar um Pókemon Catcher, ou até mesmo usar um Lysandre para traze-lo para frente e nocauteá-lo. Outra coisa para estar atento é sempre conservar ao menos um Switch/Escape Rope no deck, pois o seu oponente sempre pode tentar travar nosso Dusknoir na frente, e graças ao seu custo de recuar de três energias pode demorar bastante para tirarmos ele dali.

Exeggcute 

O Exeggcute está no deck pela sua abilty "Propagation" que te deixa pega-lo do lixo e pô-lo de volta na sua mão quantas vezes você quiser. Esta ability funciona insanamente bem com o Empoleon, já que podemos descarta-lo com o "Diving Draw", comprar duas cartas, usar "Propagation" novamente, depois usar o "Diving Draw" de outro Empoleon, efetivamente comprando 2, 4, 6 ou até 8 cartas por turno gratuitamente, dependendo do número de Empoleons que você tiver em campo. Exeggcute também é muito útil em conjunto com a Ultra-Ball, já que você poderá descartar uma carta á menos para completar seu efeito de procurar qualquer Pokémon no deck.


Jirachi Ex

Jirachi é uma carta muito debatida no formato atual, pois apesar de ter um efeito espetacular que é trazer um Supporter para sua mão, ele é um alvo muito grande, já que é o Ex com menos HP no formato (90). O melhor argumento, na minha opinião, para se utilizar o Jirachi é que, a falta de Supporter, mesmo que por alguns poucos turnos, pode te fazer perder o jogo, então o Jirachi vai te trazer esta chance de lutar e voltar á partida rapidamente. Neste deck em especifico ele é muito versátil, pois alem de aumentar as chances de conseguir um Empoleon no T2, também combina muito com a carta a seguir...


Pókemon Fan Club

Pókemon Fan Club é uma carta não muito usada pela comunidade competitiva do Pókemon, mas acredito que ele tem um espaço genuíno aqui. O Pókemon Fan Club é um Supporter que te permite procurar 2 Pókemons básicos do seu deck e pô-los na sua mão, fazendo com que ele seja a melhor opção de Supporter para se usar no primeiro turno do jogo, trazendo um setup mais consistente e rápido. Esta carta combina muito bem com o Jirachi Ex, que te permite buscar um Supporter quando posto no banco, então efetivamente você poderá usar o PFC (Pókemon Fan Club) no primeiro turno em quase todos os jogos, pois todas a "Balls" do deck (Level Ball e Ultra Ball) buscam o Jirachi, e o Jirachi busca o PFC. Caso você tenha a Tropical Beach para te auxiliar no primeiro turno, você pode ter certeza que terá um excelente começo de jogo.

Estas são as cartas que eu sentia que precisavam ser mais explicadas e detalhadas. Claro que também é necessário comentar sobre a Miltank, mas isto ja foi feito no Início deste articulo. Agora vamos á algumas tech cards que você pode adicionar ao deck para melhorar sua match contra alguns decks

Tech Cards



Max Potion - Esta carta é muito útil neste deck pois todos os nossos atacantes batem por uma energia. Então poder limpar completamente os danos de nosso Pókemon descartando apenas uma energia é muito vantajoso.

Segundo Megaphone - Garbodor é uma carta que nos traz muitos problemas, pois nosso deck inteiro se basea em usar abilites, então ter um segundo Megaphone para remover todas as tools do campo do nosso oponente pode ser a diferença entre vencer e perder.

Leafeon - Leafeon é uma carta que fazia parte de todos os decks de Empoleon, mas foi subsistida por Miltank, ja que a vaquinha é mais efetiva em diferentes situações do jogo. Mas ainda assim ele é um excelente atacante, e é extremamente efetivo contra Keldeo Ex. Ele também consegue quebrar a barreira de dano de 120 do Empoleon, podendo chegar até a matar em um hit vários pókemons. Outra vantagem do Leafeon é o fato de que, como você ja esta rodando Eeve você pode encaixar outras Eevoluções, como Jolteon, Flareon, entre outros.


Agora vamos analisar as partidas deste deck contra os principais concorrentes do formato e ver nossas chances contra tais:

Matchups



Pyroar/Charizard - Extremamente Favorável

Esta é a melhor match do deck, pois abusamos das fraqueza e não temos nenhum problema contra Pyroar. Mesmo eles tendo um começo extremamente bom e agressivo podemos virar o jogo facilmente, já que é difícil para eles manter uma sequência de atacantes quando todos os seus Pókemons estão morrendo em um hit. Outra aspecto que está em nosso favor é a troca de Prizes, pois enquanto eles pegão apenas uma prêmio contra nossos Empoleons/Miltanks, nós pegamos duas nos Charizards deles.


Virizion/Genesect - Favorável

Outra Match Favorável graças as trocas de Prizes. É muito complicado para o jogador de Virgen pois o jogo se desenvolve como em uma ampulheta. Eles tem um certo tempo para carregar seus atacantes antes do dano em sua campo ser excessivamente grande para retornar á partida. Porem, é sempre necessário ser muito atento a coisas como Red-Signal nos seus Duskull, uma vez que é impossível vencer esta partida sem o Dusknoir, e caso você não consiga monta-lo é bem provável que você perderá. Outro detalhe a se notar é a resistência do Virizion contra Pókemons da água, que diminui em 20 de dano todos os ataques do Empoleon contra ele. No geral é uma match favorável mas que exige muita atenção do jogador de Empire, pois você pode se ver em uma situação ruim muito rapidamente.


Yvetal/Garbodor - Desfavorável/ Neutra

Está match é normalmente desfavorável pelo fato do Garbodor desligar todas as abilities em campo, tornando praticamente toda a sinergia do nosso deck inútil. É também fácil para o jogador de Yvetal matar nossos Empoleons em um hit, graças ao combo de Laser + Virbank + Muscle Band. Porem nem tudo está perdido. Caso você consiga usar o Megaphone na hora certa para tirar a Tool do Garbodor, será possível mexer os danos em campo com a ability do Dusknoir para tal, nocauteá-lo, e uma vez feito isso você terá uma boa chance de ganhar. Infelizmente esta situação não é fácil de ser feita, mas também não é impossível. Esta partida se torna mais favorável caso o jogador de Empire rode 2 ou mais Startling Megaphones.

O comedor de Piplups.
Plasma Variants - Desfavorável/ Extremamente Desfavorável

O principal fator nesta matchup é o Thundurus Ex. Com apenas uma energia seu ataque "Raiden Knuckle" mata facilmente nossos Empoleon (Graças a aspectos como Deoxys Ex e Muscle Band) e ainda acelera energias. É muito difícil para nós segurar a pressão que este Pókemon bota em campo, sendo esse o principal motivo que tal partida é tão ruim. É importante frisar que há duas variações dos decks Team Plasma, a de TDK e a de Lugia Ex. A de TDK não é tão problemática pois, apesar de termos de trocar prizes de igual para igual com o Kyurem, nós ainda sim podemos abusar do Dusknoir para por o dano nos lugares essenciais. Alem do fato de que o Kyurem é relativamente pesado, então vai ser difícil eles terem mais de 2 completamente armados no campo ao mesmo tempo. Mas ainda sim esta partida não é a nosso favor. Há também as variações de Plasma que usam Lugia Ex como atacante ao invés do Kyurem. Sua ability "Overflow" permite que ela pegue uma prêmio extra para cada nocaute feito por ela, ou seja, nossa vantagem de troca de prizes vai pro lixo, já que a Lugia consegue pegar múltiplas prêmios. Se isso não bastasse, ainda temos de lidar com o Thundurus Ex comendo nossos pinguins vivos. Realmente, esta é uma matchup que você não quer jogar contra.

Conclusão


Empoleon/Dusknoir é um deck extremamente poderoso e divertido de se jogar. No certo metagame ele pode ter uma vantagem absurda, e já provou seu valor competitivo no nacional americano, pois foi este o deck campeão da categoria sênior. Ele é certamente uma boa aposta para quem vai jogar o mundial, e eu ficaria honestamente surpreso se pelo menos um desses não entrasse no top 8.

E é assim que vou finalizando o articulo. Espero muito que vocês tenham gostado, e não esqueçam claro de curtir nossa página no Facebook. Até mais :)



Um comentário: